quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MORDOMIA DO CORPO

AS ORIGENS
Criação é o acto de fazer nascer algo do nada. Todas as teorias acerca da criação esbarram na fragilidade de precisarem de algo pré-existente para começaram a evoluir a partir de algo que já exista. Deus sendo pré-existente é a origem de tudo. Deus não é apenas a origem como o criador de todas as coisas, quer as visíveis quer as invisíveis.
Os primeiros capítulos da Bíblia oferecem um relato plausível e coerente das origens. Origens não apenas no sentido físico do aparecimento mas de tudo o que o ser humano consegue atingir. Origens dos comportamentos, das línguas, das diferenças, da espiritualidade, do relacionamento com Deus e da posterior separação. Quando surge uma dúvida ou se estuda algo deve-se começar pelo princípio e no princípio era o Verbo.

O primeiro ser humano foi Adão, que no hebraico é Âdam que significa avermelhado ou aquele que foi feito de adamah (terra).


O HOMEM FOI CRIADO PARA VIVER EM COMUNHÃO COM DEUS
Os humanos não são apenas mais uma criação de Deus, pois desde o princípio que existe uma relação directa com Deus. O ser humano foi criado para ter um relacionamento familiar com Deus, podendo assim ser íntimo do criador. (Gn 2:15-17). Este relacionamento implica uma vivência diária de diálogo, comunicação e comunhão (oração).


A CRIAÇÃO DO HOMEM FOI UM ACTO DUPLO
O primeiro relato da criação do Homem encontra-se em Génesis 1:26-27 e faz parte da ordem cronológica da criação neste planeta, mesmo assim há distinção das outras criaturas porque Deus declara que cria o homem à Sua imagem e semelhança, bem como a mulher.
O segundo relato da criação encontra-se em Génesis 2:4-8 e descreve pormenorizadamente a criação da mulher. Nesta relato Deus destaca esta criação das outras ao formar esta criação do pó, material já existente e cria a parte espiritual ao soprar nas suas narinas o fôlego da vida.


A CRIAÇÃO DO HOMEM É DIFERENTE DAS OUTRAS CRIAÇÕES
Deus não cria o Homem apenas com a chamada à existência, como fez com os animais e com os planetas, Deus formou o ser humano especificamente e tornou-o alma vivente. 
As outras coisas foram criadas unicamente pela palavra, e Deus disse: “Haja...” e a criação aparecia. Quando Deus criou o Homem formou-o especificamente e soprou-lhe vida (Gn 2:7).
Deus quis evidenciar a diferença na criação para não se confundir animais e humanos.
Os humanos são diferentes dos animais e das plantas, por isso foram criados de maneira diferente e com objectivos diferentes.

A CRIAÇÃO DO HOMEM FOI PLANEADA
A criação dos humanos não foi um mero capricho de Deus, foi pensado e conversado. De acordo com Génesis 1:26 a 31 houve um concílio celeste entre a Trindade e saíram os detalhes e objectivos dos humanos. A palavra “façamos” em Génesis 1:26 é a comprovação desta reunião da qual poderemos chegar a algumas ilações.
Assim o conselho definiu:
  • Os objectivos de Deus para esta criação específica;
  • A criação do ser humano (Modo);
  • A estrutura física;
  • A estrutura espiritual;
  • As funções da criação;
  • A autoridade e responsabilidade a atribuir,
  • O livre arbítrio.

O HOMEM FOI CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
No plano da criação foi definido que os humanos seriam diferentes da outra criação, pois foram criados à imagem de Deus (Gn 1:26 e 1:27) e à Sua semelhança (Gn1:26)
Aos humanos foram dados atributos como a inteligência, a intelectualidade, a criatividade, a emocionalidade, a moral e a ética., além dos talentos.
Faz ainda parte da natureza o ágape, o phileo e o eros.  
Amor ágape é o amor de dar tudo sem esperar nada em troca.
Amor phileo tem a ver com amizade, o amor generoso. Os gregos usavam o termo para uma amizade profunda entre amigos ou o amor entre pais e filhos.
Amor eros é o amor instintivo, é o amor das emoções fortes, é o amor da atracção sexual.
À Igreja Deus capacita com DONS DE SERVIÇO e  DONS ESPIRITUAIS, ambos para edificação e para o serviço.

DOMÍNIO SOBRE A CRIAÇÃO
Na sucessão da criação, quando surgiram os humanos, já tudo o resto existia e Deus deu-lhe domínio sobre toda a existência do planeta. Além da forma da criação, o Homem foi moldado e não chamado à criação pela palavra. O domínio sobre a criação não é sinónimo de eliminação de direitos, de arrogância, de destruição e de indiferença.
(Gn 1:29; 2:19-20, Sl 8:4-8)

FUNÇÕES DO SER HUMANO
Na criação foram atribuídas algumas funções ao ser humano. Os atributos dados servem para cumprir as funções primárias tais como:
  • Gn 1:28 Reproduzir-se;
  • Gn 1:28 Dominar a criação;
  • Gn 1:29 Alimentar-se;
  • Gn 2:15 Trabalhar;
  • Gn 2:16 Obedecer a Deus;
  • Relacionar-se com Deus, com os outros humanos e com a natureza.
No versículo Gn 1:28 as funções são atribuídas não como um trabalho pesado e fastidioso, mas sim como uma bênção.
Como consequência da queda, aos humanos foram retiradas das bênçãos o sujeitar e o dominar a criação atribuídas em Gn 1:28. Esta perda aconteceu em Gn 9:1, quando Deus abençoou Noé depois do dilúvio.

Na actualidade toda a criação terrestre ainda se encontra desviada da sua função original, mas Deus já proporcionou o meio pelo qual se pode retomar as origens.
Não sendo merecedores de tal graça, pois naturalmente estando corrompido, o ser humano não é capaz de deslumbrar a salvação que é o retorno ao estado de graça inicial. Novamente em concílio celeste foi criado um plano gratuito de salvação executado em dor e em amor por Jesus Cristo, para que todo aquele que crê não se perca definitivamente mas para que viva a eternidade junto ao Pai Celeste. 

O MORDOMO DE DEUS
Ao ser humano foram atribuídas funções e não a propriedade do planeta. O homem não é o dono do planeta nem do que existe. É autorizado a utilizar tudo o que existe, mas será responsabilizado pela má utilização que der.
Tudo o que existe é propriedade de Deus, o corpo na sua integalidade, é também propriedade divina. Ao usufruir desta propriedade será responsabilizado pela utilização e propósito que der.
Para os cristãos a Mordomia do Corpo é uma área importante e não deve ser encarada com leviandade, pois foi o corpo criado por Deus e reflecte a Sua glória.

 

Não devemos encarar a criação como um acto isolado, pertencendo a um determinado período no passado e que já foi encerrado.
A criação é um acto contínuo, actual e aberto.

Para os animais a procriação é um acto instintivo, para os humanos é uma delegação de competências responsável e deliberada, é uma participação no acto criativo.

O mundo não é feito de equilíbrios nem busca a perfeição. O mundo foi criado perfeito. A desregulação foi causada pela queda. Ao quererem afastar Deus do seu meio, os primeiros humanos entregaram-se à autoridade daquele que os corrompeu, tendo influência no meio ambiente.

A separação de Deus, da qual ainda hoje sofremos, causa distúrbios no conhecimento e na visão que todos os humanos têm de si mesmo, dos seus atributos e das suas funções. 

 “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmo 139:14
Tal como o salmista, ainda hoje podemos maravilhar-nos com o acto criativo de Deus.

A NATUREZA DO HOMEM
O Homem foi criado com uma natureza material e com uma natureza imaterial. A primeira foi quando foi formado especificamente do pó da terra e a segunda quando Deus soprou-lhe a vida (Gn2:7).
A dupla natureza no homem é no entanto representada por uma constituição de três partes, que são o corpo, a alma e o espírito. A natureza material é representada pelo corpo e a natureza imaterial é representada pela alma e pelo espírito. Esta tricotomia confere com:
1 Tessalonicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”
Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

É ALMA – POSSUI UM ESPÍRITO - MORA NUM CORPO

O termo tricotomia significa: -Aquilo que se divide em três partes;
                                           - Aquilo que se divide em três ramos, a partir de um ponto comum.

O CORPO é a parte material e é constituído pelos elementos químicos da terra. Dois terços do corpo humano é água.
 A ALMA é identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" e, no grego do Novo Testamento, por "PSIQUÊ" .
 O ESPÍRITO - No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, “pois o corpo voltará à terra e o espírito a Deus” (Ec12:7).

Apesar de se ser uma alma, possuir um espírito alma e morar num corpo, o ser humano é uma unidade e não o somatório de três coisas. É-se uno assim como a Trindade é una.
 
Nas traduções da Bíblia, diferentes palavras do grego foram traduzidas por vida. Só que palavras diferentes têm sentidos diferentes.
 
Bios – O presente estado de existência, vida natural, vida na carne corrompida pelo pecado.
Psyche (Nephesh no hebraico) – Vida da alma, vida racional.
Zoé (Chay no hebraico) – Vida no Espírito, a vida da qualidade de Deus, a vida eterna.
 
Há quem defenda que o Homem é um ser dicótomo, ou seja, que se divide apenas em duas partes. Dizem que a alma e o espírito são uma só parte. Assim sendo o Homem tem uma alma/espírito num corpo material.
Baseiam-se nas seguintes passagens:
Mateus 10:28  “Não temais os que podem matar o corpo, e não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo.”
Actos 2:31 “Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo que a sua alma não foi deixada na morte, nem a sua carne viu a corrupção.”
Para os Dicótomos estes textos fazem menção tanto a alma, quanto ao espírito.



A ALMA
A alma é a essência do ser humano, pois o corpo volta ao pó, o espírito a Deus (Ec 12:7), e o que fica é a alma. Nela é concentrada toda a existência e peculiaridade de cada um.
A alma completa a tri-unidade.
A alma é a interligação do corpo e do espírito. Possui relação com a parte material do homem (corpo) e a parte espiritual (espírito), é como o meio termo, não é nem totalmente carne nem totalmente espírito, mas possui tendências semelhantes às do corpo e tendências semelhantes às do espírito. Por isso pode-se assim viver num corpo físico material e obedecer a um Deus espiritual.
 
Um corpo com alma, pode por ele só efectuar algumas das funções da alma, mas a plenitude do corpo só é atingida com a alma livre.
 
A alma tem vida própria mas só é expressa através do corpo em interligação com o espírito.
 
AS FUNÇÕES DA ALMA
A alma interliga-se com o corpo e com o espírito, e as suas funções são expressas através do corpo e o próprio corpo trata-as como se fossem suas.
INTELECTO é a parte da alma que pensa, raciocina, decide, julga e conhece.
RAZÃO é o atributo que leva o homem a pensar, julgar e compreender as relações entre as coisas, distinguir entre o verdadeiro e o falso, o bem e o mal.
MEMÓRIA á a capacidade de guardar os factos passados e presentes
IMAGINAÇÃO é a capacidade de idealizar e projectar. Possibilita a criação de imagens através do raciocínio.
SENTIMENTO faz dos humanos seres sensíveis e emotivos, pode sentir todas as emoções, como alegria, gozo, paz, prazer, tristeza, descontentamento, pesar e dor.
VONTADE – Expressa-se como resultante das influências do intelecto e dos sentimentos. Não age sozinha. Não há vontade livre ou independente, obedece às forças emotivas e intelectuais da alma.
o Agapé, o Arrependimento, a Perseverança, etc.
 
É através da alma que o espírito manifesta as suas funções, que por vezes se podem confundir com se fossem da alma, ou seja a Consciência, a Fé e os Valores.
 
É através do corpo que a alma exprime as emoções, é através do espírito que a alma chega a Deus.

 
A ALMA NÃO PODE VOLTAR AO CORPO
Em Lucas 16:19-31, a história de Lázaro e o rico, havia morte física mas continuavam as funções da alma, tais como a memória e o pensar. O rico pediu que lhe fosse permitido voltar à vida, que ressuscitasse, para avisar os irmãos, mas não lhe foi permitido, pois estando quebrada a unidade do corpo, não é possível a alma voltar a um corpo que não existe ou a outro corpo, além de que como está em Hebreus 9:27 “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”.
 
 
O ESPÍRITO
O espírito é o fôlego da vida.
O Espírito é a dimensão do transcendente e do metafísico.
No espírito estão concentrados os valores e a consciência.
O espírito é a relação com a vida espiritual (Zoé).
O corpo foi criado, mas o espírito veio de dentro de Deus, foi o sopro que Deus deu de si mesmo. O espírito não foi criado, foi dado, é algo que é Deus e a Deus voltará (Ec 12:7)
 
AS FUNÇÕES DO ESPÍRITO
-Dar a direcção e vontade de Deus para a vida;
-Orientar a alma para que as decisões sejam de acordo com a vontade de Deus;
-- Não um tipo de fé adquirida ou trabalhada, é a fé inata, aquela que impulsiona para o divino e estimula a buscar a Deus; É a necessidade que os humanos têm em buscar o transcendente e o religioso.
-Consciência- É a através da consciência que o espírito manifesta os princípios morais passíveis de orientar a acção humana. É a lei moral e espiritual, que pondera as acções. É a intuição que o espírito tem das atitudes, dos pensamentos e dos estados do ser humano ao longo da vida. A consciência não está sujeita à vontade nem aos sentimentos da alma;
-Valores - A eternidade é o valor base do espírito, que um dia voltará a Deus. É no espírito que se expressam os valores como a ETERNIDADE, a JUSTIÇA e a ÉTICA.
 
A alma tem o conhecimento racional dos valores, da consciência, da fé e até de Deus.
 
O espírito é a pureza da fonte - A alma é o conhecimento racional
 
Na carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo enumera as obras da carne (Gl 5:19-21) e o fruto do espírito (Gl 5:22). As obras da carne não são funções, nem produto específico de alguma parte do ser humano, ou de qualquer outro ser. São consequência da queda e aceitação pessoal do pecado. Ao ficar afastado de Deus, ao viver só para si e sem contacto directo com o espírito, os seres humanos ficam com os valores deturpados, com a consciência turvada, com a fé sem rumo, com a alma desorientada, ficando sem saber para que lado está Deus. Estão prontos a aceitar qualquer falso deus. Nestas condições pessoais e a viver sob autoridade do maligno, os humanos estão cativos da liberdade e do propósito da criação, por isso produzem o que a autoridade a que estão submetidos os convence a fazer, que são as obras do mal ou também chamadas da carne, pois estão impedidos de obedecer à verdade.
O reconhecimento desta situação de miséria, só pode ser conseguida através da obra do Espírito Santo, que os leva a convencer do estado em que se encontram e os leva ao caminho da liberdade, que é Jesus Cristo.  
 
Na cruz do calvário, o ser humano reencontrou outra vez a integralidade do seu ser.
Jesus Cristo, fechou definitivamente o ciclo do afastamento de Deus.
 
É através do espírito que se tem comunhão com Deus. No actual estágio da humanidade este caminho só está aberto através de Jesus Cristo.
 
Salmo 43:5 “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.
Neste salmo, o autor mostra o espírito repreendendo a alma, e dando conselhos à mesma para permanecer fiel a Deus.
 
 
 
O CORPO
O corpo é a parte física do homem e é totalmente material. Na dimensão em que vivemos é visível e palpável.
Tem princípio e fim.
Sabe-se como aparece e sabe-se que se degrada ao longo da sua existência.
Os que negam a imaterialidade da vida, baseiam apenas no ciclo do corpo. Vendo por este prisma é como olhar para a sombra e negar quem a causa.
 
AS FUNÇÕES DO CORPO
-Mostrar materialmente o propósito da criação
O corpo foi feito do barro, e para o barro voltará (Ec 12:7). Após o desaparecimento, este corpo desaparece, serve apenas para esta vida e para mostrar materialmente o propósito da criação.
-Instintos/Sentidos
Para o corpo funcionar Deus criou-o com instintos ou as chamadas acções involuntárias.
Os instintos, fazem parte da natureza humana e são o meio pelos quais se é capaz de cumprir as funções naturalmente. Exemplo: respiração, locomoção, dor, etc
É através dos instintos que os cinco sentidos funcionam e fornecem informações à alma.
Os instintos e os sentidos em si mesmo não são errados, mas como proporcionam algum prazer, provocam emoções e podem ser desvirtuados e até corrompidos.
A queda não foi causada pela maldade, mas porque o que devia ser desejado naturalmente, foi desvirtuado e acabou por corromper e desviar a criação das suas funções.
Alguns dos instintos estão no corpo, para seu funcionamento, outros estão na alma para dar qualidade de vida e na qualidade de acção.
Expressar a vontade da alma
É através do corpo que se pode ver, ouvir, sentir, cheirar e saborear, mas é através da alma que os sentidos ganham vida e que se manifestam exteriormente, como nas expressões, sejam estéticas como a música, dança, desporto, etc ou nas expressões de afectos.
Glorificar a Deus (ICo 6:20 e Fp 1:20),
 I Corintios 6:20ª “ Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo…
Não se tem o direito de apresentar os membros do corpo ao pecado. Deve-se usá-lo em santificação e honra. O corpo não é destinado à impureza, mas à santificação. Deve-se comer, beber e fazer qualquer outra coisa para a glória de Deus. Os olhos devem ser puros, o coração deve ser fonte de vida. Os pés devem caminhar por veredas de justiça. Os pensamentos devem ser centrados em tudo o que é verdadeiro, puro e louvável.
-Cumprir as funções primárias do ser humano (Reprodução, alimentação, trabalho e obedecer a Deus). (Reproduzir-se/Dominar/Alimentar/Trabalhar/Obedecer)


DEVERES PARA COM O CORPO
  • Dedica-lo a Deus - Rm 12:1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”;
  • Guardá-lo da imoralidade (I Co.6:13-20 – I Ts.4:1-8);
  • Fugir da prostituição (ICo 6:18, Ef 5:3 e Cl 3:5);
  • Fugir das impurezas (Ef 5:3-Cl 3:5) (Imoralidade, falta de pudor, falta de princípios morais, desonestidade);
  • Fugir da devassidão (Ef 5:5) (Depravação, libertinagem, corrupção);
  • Fugir da afeição desordenada (Cl 3:5);
  • Usar roupas adequadas ( I Tm 2:9,10);
  • Manutenção (Alimentação saudável, exercício físico, Higiene do corpo, da casa e das roupas,
    Visitas ao médico com carácter preventivo,Descanso/Laser)
  • Não fazer uso propositado dos inimigos do corpo: fumo, bebidas e drogas;
  • Não fazer uso descontrolado de coisas que possam prejudicar o corpo, seja consumo ou exterior.

A IMPORTÂNCIA DO CORPO
Foi criado por Deus (Gn 1:26-28 – 2:7 e Sl 139:14)
Os códigos de vida não tiveram origem no caos nem no acaso. Somos obra-prima de Deus. Ele criou e formou de forma assombrosamente maravilhosa e entreteceu no ventre materno, a sua criação primorosa.

O corpo é propriedade (membro) de Cristo
I Coríntios 6:15a “ Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?
I Coríntios 6:20b “Os quais (corpo e espírito) pertencem a Deus

É templo do Espírito Santo: (ICo 6:19-20)
O Deus transcendente deleita-se em habitar no corpo da Sua criação, que o reconhece como tal, através de Jesus Cristo.
O Espírito Santo habita plenamente naqueles que reconhecem o seu Filho Amado (Ef 3:19 e 5.18).
Como o tabernáculo era um símbolo da Igreja e a arca um símbolo de Cristo, os crentes levam a gloriosa presença de Cristo por onde andam, pois Ele habita em neles (Cl 1.27).

É usado como metáfora da Igreja: (ICo 12:12-31)
No sentido da unidade, em que não há partes do corpo mais importantes do que outras e que todas devem ser tratadas com o mesmo respeito. Não há partes do corpo que são boas e outras más, não há partes santas e outras abandonadas ao seu uso.




ILUSTRAÇÕES TIPOLÓGICAS DA NATUREZA MATERIAL DO CORPO
a) Tabernáculo ou tenda (IICo 5:1; IIPe 1:13-14). = Casa provisória, figura do verdadeiro, do que há-de vir. Passageiro e restrito.
b) Templo de Deus (ICo 6:19-20). (Rm 12.1; 1 Co 6.20). = Casa para adoração, oração e manifestação de DEUS, Onde estiver um crente lá estará DEUS.
c) Vaso de barro (Lm 4:2; IICo 4:7;  IITm 2:20-21). = Quanto mais na presença do fogo, mais resistente, pode ser quebrado e refeito, para uso exclusivo e especial.

PECADOS CONTRA O CORPO
Pode o corpo por si mesmo pecar? Não, pois sem a alma e sem o espírito o corpo não passa de um invólucro sem vida. O corpo por si mesmo não pode pecar, pois sendo os humanos uma tríade-insolúvel não se pode isolar uma parte.
Que significa pecar contra o corpo ou com o corpo?
Significa deixar que os instintos e os sentidos dos quais o corpo é dotado sejam dominados pelo pecado, que estando descontrolados podem levar à destruição do corpo.
Significa deixar que os desejos/necessidades do corpo sejam satisfeitos indiscriminadamente para alimentar os desvios provocados pelo afastamento de propósito para que foi criado, desvirtuando a vontade de Deus.
I Corintios 6:18 – “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.”
A Palavra de Deus elenca uma série de canais como é que os sentidos podem tornar-se fonte de pecado.


O DESTINO DO CORPO FÍSICO
Aquando da morte física, o corpo humano começa imediatamente a decompor-se, até se transformar literalmente em pó (Ec 12:7).
Se o corpo é transformado em pó, então não é este corpo físico que será lançado no inferno.
A morte física, ainda hoje, é consequência da queda. É, é o preço a pagar pelo pecado inicial, no entanto todos os que de livre vontade escolherem o caminho da salvação, o da paz com Deus, serão novamente completos com um novo corpo celestial, após o arrebatamento ou a ressurreição

A ressurreição de Jesus é central na fé Cristã.
A ressurreição dos crentes é certa por causa da ressurreição de Jesus.
I Coríntios 15:12-14 “Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”
Os corpos ressuscitados, completarão a tri-unidade, para a qual fomos criados, mas serão diferentes dos que se tem agora, serão corpos transformados, incorruptíveis, corpos eternos, corpos gloriosos e serão semelhante  ao corpo de Cristo ressuscitado.

I Corintios 15
52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados
53 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.”

Filipenses 3:21- “Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”

Sabendo que o corpo não é propriedade de Deus, cuidar dele é um dever dos mordomos. Deus escolheu fazer dele o seu templo, por isso deve ser tratado com respeito e usado de acordo com a Sua vontade que é boa, agradável e perfeita.
Sendo o templo do Espírito Santo, não deve ser tratado como um invólucro da alma, mas como um instrumento de Deus, para testemunho vivo do seu senhorio e também para boas obras.


Alguns CONCEITOS FALSOS

SOBRE O CORPO
Os gnósticos defendem que o corpo é matéria e que é a fonte dos problemas dos humanos. Criam um dualismo entre matéria e espírito. Alegam que o corpo é um estado anti-natural que provoca sofrimento e que a busca do conhecimento (gnose), traz a libertação.
No primeiro século, alguns cristãos adaptaram o gnosticismo ao cristianismo. O principal mentor foi um tal Marcião. Como o corpo é matéria e a matéria é má, negam a encarnação de Jesus Cristo afirmando que veio apenas em espírito. Actualmente este conceito tomou várias formas em várias filosofias e mesmo dentro das algumas religiões que se dizem cristãs ou de inspiração cristã, ainda há quem defendam estes conceitos, dizendo que Jesus apenas em espírito utilizando o corpo de outra pessoa, ou então, outros afirmam que o que se via era uma imagem corpórea de um corpo, para não assustar as pessoas.
As cartas de João servem também para negar este conceito erróneo e é bastante veemente:
I João 4:2-3a –“ Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus, E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus;

SOBRE O ESPÍRITO
Ao contrário do corpo, que não se pode negar a sua existência, o espírito sendo imaterial deu origem a várias teorias sobre a sua não existência. A mais popular de todas é o ateísmo, que se veste de várias formas, entre elas o humanismo secular ou o racionalismo. Algumas destas filosofias negam a existência do espírito/alma considerando apenas o Homem por aquilo que se vê e das suas capacidades inatas para a evolução. O corpo é o centro da humanidade e os valores são sua propriedade.



Os cristãos, como MORDOMOS DE DEUS, sabem que o corpo, na sua integralidade (alma, espírito e corpo) são criação de Deus e Sua propriedade e que a autoridade não será abandonada, nem deve ser subestimada.


Os crentes, devem viver na veracidade do amor de Deus e na aplicação prática da Sua Palavra.


A ponderação e a racionalidade de uma escolha, determina quem somos e não aquilo que dizemos ser.


Sem comentários:

Enviar um comentário